quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Você estabeleceu metas?



Por: Edilane Damasceno Reis.


Você planeja sua vida? Quais as suas metas para este ano? Aonde você quer chegar? Você traçou seus objetivos? Lembre-se de que quando não sabemos onde queremos chegar, todos os caminhos nos levam ao nada. Por isto é de extrema importância que você tenha suas metas estabelecidas. Mas como fazer isto?
Devemos anotar as nossas metas a curto, médio e longo prazo. O que você pretende fazer em três meses? Onde você deseja chegar nos próximos seis meses? E para daqui a dois anos? Quais são as suas perspectivas?
As metas são o fator gerador de superação. Através das metas conseguimos ser melhor do que fomos no dia de ontem; A partir do estabelecimento de metas temos um referencial para crescermos.
Desenvolva o seu plano de metas. Neste planejamento deve constar o que você deseja conquistar e o que deverá fazer para chegar neste objetivo; estabeleça um prazo para a conquista e trabalhe incansavelmente porque nada substitui a determinação na busca por resultados;
Tenha sempre o seu planejamento em mãos, porque no meio do caminho, surgirão obstáculos e muitas vezes nos sentiremos incapazes de seguir adiante; Nesta hora é preciso buscar a motivação para lutar; então, olhe para o seu planejamento e pense em tudo e todos que desejam ver o seu sucesso; pense no caminho percorrido; no tempo e recursos aplicados e dê mais um passo em busca do que você deseja;
Divida sua meta em etapas para que você possa saborear pequenas conquistas ao longo da sua caminhada; Vamos ver alguns exemplos, ok?
Você está pensando em fazer uma faculdade, mas nessa hora começa a pensar no investimento, no tempo dedicado ao passar 4 ou 5 anos no banco da escola; Seu objetivo parece uma tarefa árdua. Neste momento é preciso fazer o seu planejamento:
Vamos dividir o período de duração do curso em etapas, fazendo com que ao término de cada semestre, você tenha uma etapa concluída. Desta forma, calcule o investimento para esta fase e coloque o benefício de cursar o ensino superior: Exemplo: Terei melhores oportunidades de emprego; Concorrerei a cargos mais altos em concursos públicos, etc. Ao término desta etapa comemore com um jantar, uma festa, um passeio, ou algo que lhe dê prazer e assim você conseguirá vencer as outras etapas fazendo com que a sua missão torne-se mais suave.
Este planejamento poderá ser aplicado a qualquer objetivo que você tenha na vida: A compra do seu carro; o sonho da casa própria; a preparação para o casamento; a aquisição de um equipamento; uma viagem, etc.
Muitos projetos fracassam porque as pessoas sofrem por antecipação; As conquistas são feitas de pequenas ações; a cada passo você chega mais perto de seus objetivos; a cada dia de trabalho árduo você se aproxima do seu sonho; Mantenha o foco sempre no passo seguinte; Leia, releia e concentre-se no seu objetivo. Bom planejamento e não esqueça de me convidar para comemorar a sua conquista!

Nenhum comentário: