sábado, 29 de novembro de 2008

Empresa cresce com vendas pela Internet

Postado por Saymon Nogueira Lima

São Paulo - Em época de crise, a maioria dos empresários imagina desacelerar e direcionar os investimentos para mídias conservadoras. Nada de arriscar. Mas as crises econômicas que o Brasil enfrentou nos últimos anos mostram que atitudes ousadas muitas vezes podem levar ao sucesso. O certo é que investir em tecnologia tem dado bons retornos.
A construtora Tecnisa, que está entre as cinco maiores do País, tem provado isso. Recentemente criou uma nova categoria profissional: o jardineiro de web, que tem a tarefa de navegar pelo site e pelo blog corporativo da empresa procurando por pequenos bugs de script ou codificação. O jardineiro também deve indicar necessidade de atualização de conteúdo, conta Gustavo Reis, gerente de mídia online da Tecnisa.
Segundo ele, o jardineiro surgiu de uma necessidade específica da empresa que é manter constantemente a plataforma ativa. “Temos tabelas de preço, modelos de financiamentos, ilustrações de plantas, vídeo de acompanhamento da obra. A idéia é que esse profissional garimpe todo o nosso portal. Ele precisa cultivar o site exatamente como se cultiva o jardim, tirando o que está obsoleto do ar, colocando novas informações para que o site permaneça sempre vivo”.
Uma árdua tarefa, já que a Tecnisa mantém um plantão de atendimento online 24 horas. Além disso, 28% do faturamento da empresa vêm das vendas online, sendo que 80% das vendas efetivadas passam antes pela web. Essa talvez tenha sido a grande “sacada” da Tecnisa em relação à concorrência. Por e-mail, chat, MSN, video-atendimento, skype, as pessoas conseguem se comunicar com os corretores online da empresa.
“A internet permite que o cliente obtenha as informações que quer sem ter necessidade da proximidade com o corretor de vendas. O estigma dos corretores de imóveis é ainda muito grande. A internet tem a vantagem de oferecer o anonimato e atendimentos online mais breves e eficientes do que o telefone. Não é necessário o fornecimento de dados pessoais, apenas quando a negociação já se encontra bem encaminhada”, diz Gustavo Reis.
Na internet, a empresa está em 52 veículos diferentes, o que inclui até site de time de futebol. Mantém, por exemplo, anúncios no portal do São Paulo Futebol Clube. Pela parceria, o time fica com 1% do valor do imóvel comercializado a partir deste contato. A Tecnisa também ganhou notoriedade ao se tornar uma das poucas empresas “gay friendly” do Brasil. Além disso, destaca-se com os podcasts, na Second Life e YouTube, além de fotos no Flickr. “É uma mídia mais barata do que a tradicional, mas que exige um nível de conhecimento profissional mais amplo”, diz. A maioria dessas ferramentas é gratuita.
Engana-se, porém, quem pensa que é preciso uma equipe gigante de internet para gerenciar todas essas plataformas. Na área de Gustavo Reis trabalham mais três pessoas, apenas. Segundo ele, uma estrutura muito adequada para uma pequena empresa.
“É preciso que as empresas pensem com inovação. O importante é entender que as coisas não acontecem de um dia para o outro. É preciso paciência para ver o retorno acontecer”. O gerente resume algumas dicas para as empresas que querem se aventurar no mundo das mídias digitais:

1. Responda à pergunta: o que eu quero fazer na web?
2. Indique se você quer um site, um blog ou outra coisa
3. Internet permite medir tudo. Meça!
4. Busque sempre a criatividade. A internet valoriza os pioneiros
5. Procure sempre inovar, adicionando informação ao seu negócio
6. Concorrência não descansa. Antecipe-se à concorrência
7. Cultive a web dentro da empresa. É preciso saber criar, saber interpretar e mostrar isso internamente.

De autoria de Beth Matias - Agência Sebrae
Fonte: http://www.administradores.com.br/

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