segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aprendendo a ganhar dinheiro

Por:Altilene de Souza Soares

Fonte: Revista Época, nº 544, 20 de outubro de 2008.

Informe Publicitário: Aprendendo a ganhar dinheiro.

Grandes redes investem na capacitação de seus clientes empreendedores para ensinar a lucrar com o negócio.

No Brasil, uma a cada quatro micro e pequenas empresas fecham suas portas em até 48 meses de vida. Essa estatística alarmente tem feito com que grandes redes de concessão do uso da marca e franqueadoras, ou seja, que tem sua expansão calcada em capital de terceiros, invistam cada vez mais em capacitação.
A Yes Cosmetics, por exemplo, iniciou a dois anos sua Universidade de Venda Direta (UniVD). Desde então já foram capacitados mais de 450 empreendedores, em treinamentos iniciais e de atualização. Para abrir uma loja da marca, os candidatos tem que participar do curso, um treinamento de imersão com duração de três dias. A empresa arca com despesas de hospedagem e alimentação em hotel cinco estrelas, enquanto o cliente paga apenas o transporte ao local da capacitação. Para a Yes Cosmetics, a ação representa um investimento de quase R$ 1 milhão por ano. “Atuamos na venda direta, um segmento que oferece capacidade de expansão ilimitada, mas que ainda é pouco conhecido”, analisa o consultor de venda direta Ednaldo Bispo. “Então, para que o empreendedor consiga extrair o máximo deste canal fantástico, tornamos o treinamento obrigatório e não medimos o investimento. Afinal ele tem retorno garantido”, justifica.
Quem passou pelo programa não se arrepende. Ao contrario. “A experiência é boa. Você sai realmente preparado para iniciar o negócio”, diz Marta Gamarano, que há nove meses inaugurou uma loja de marcas em Campinas (SP). Seu negócio se paga desde o primeiro mês e sua expectativa é retirar todo o investimento inicial com apenas um ano de atividade.
A Yes Cosmetics, mantém ainda, ampla gama de serviços de suporte aos clientes. Tudo subsidiado. Os lojistas são acompanhados por equipe especializada na venda direta, contam com software de gestão e muito mais. Ao oferecer aos empreendedores parceiros apoio a atividades diárias e a oportunidade de ter o próprio negócio com baixo investimento inicial (estimado em 25 mil), a Yes Cosmetics construiu uma ampla rede de pontos de venda, composta por 330 lojas no país. Tudo isso em apenas oito anos de atuação.

Nenhum comentário: