quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para cortar custos, Dell estimula funcionários a tirar folga

por: ALEXANDRA FERREIRA

A fabricante de computadores Dell pediu que seus funcionários considerem tirar cinco dias de licença não remunerada, na tentativa de reduzir custos. A empresa, que é a segunda maior fabricante mundial de computadores, está conduzindo um programa para demissão de 8.900 funcionários.
A Dell também está incentivando demissões voluntárias e congelou globalmente as contratações. A companhia planeja reduzir despesas operacionais no quarto trimestre, afirmou Jess Blackburn, porta-voz da companhia. "A intenção é posicionar melhor a Dell para competitividade no longo prazo", disse.
"Estamos pedindo que os funcionários considerem tirar licenças não remuneradas de cinco dias, voluntariamente, como uma forma de reduzir os custos da empresa", afirmou. Os funcionários estão sendo estimulados a tirar esses dias de folga nos próximos três meses.
A Dell, segunda maior fabricante mundial de computadores, depois da HP, vem enfrentando o problema da baixa demanda mundial por computadores pessoais, devido à desaceleração econômica. A empresa anunciou que em agosto já havia realizado 8.500 das 8.900 demissões planejadas.
O mercado de PCs cresceram 15% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o ano passado. As vendas foram alavancadas principalmente pelos mercados de Europa, Oriente Médio, África e América Latina, segundo dados do IDC.
De acordo com a empresa de pesquisa, a crise chegou de fato ao mercado norte-americano. As vendas de PCs nos Estados Unidos cresceram 4,6% no período, em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O índice ficou abaixo das expectativas, já que o mercado costuma se beneficiar da volta às aulas no país nessa época do ano, o que acabou não acontecendo.

fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário: