segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Exposição traz moto bicombustível e avião movido a álcool

Por: Shirlane Gonçalves do Val

Outro destaque é um carro da Fórmula Indy movido a álcool.Evento ocorre paralelamente à Conferência de Biocombustíveis.

Os participantes da
Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, que foi aberta nesta segunda-feira (17) em São Paulo, podem conferir a tecnologia desenvolvida no país para utilização de biocombustíveis numa exposição que ocorre paralela ao evento, em um hotel da Zona Sul.

Entre os destaques estão o Ipanema, avião agrícola fabricado pela Embraer, movido somente a etanol. Segundo a empresa, desde 2005, quando começou a fabricação, 66 unidades já foram vendidas. Neste ano, está prevista a comercialização de 36 unidades. Trata-se da única aeronave certificada no mundo para voar a álcool. O preço, segundo a Embraer, é de R$ 600 mil, e a produção é feita sob encomenda. A economia chega a ser 40% maior em relação a aviões do mesmo porte movidos a gasolina.

O avião é usado para aplicação de defensivos agrícolas, semeadura, combate a incêndios, entre outras atividades.Outro destaque é a primeira moto biocombustível do mundo, a AME-AG300, da empresa brasileira AME-Amazonas, com tecnologia da Delphi, que começa a ser vendida no começo do ano que vem. A moto tem motor flex, ou seja, aceita tanto álcool quanto gasolina, e a previsão da Delphi é de que a tecnologia desenvolvida diminuirá em oito vezes a poluição, em comparação com as motos movidas a gasolina. De acordo com a Delphi, o preço será igual ao das demais motocicletas. Um carro da Fórmula Indy também está exposto na feira. O etanol brasileiro irá abastecer as 18 etapas da temporada de 2009.

Outros dois ônibus movidos a biodiesel também fazem parte da exposição. Os veículos usam 80% de diesel e 20% de biodiesel. Em dezembro, o ônibus com a tecnologia da empresa Eletra começa a circular em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo a empresa, a redução de poluentes chega a 93% com o novo modelo. A intenção da empresa é produzir futuramente veículos com 100% de biodiesel. A 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis, que reúne 70 expositores, mostra ainda tecnologias para veículos biocombustíveis produzidas pela Bosch, como conceito de partida a frio que elimina o reservatório (tanquinho) de gasolina dos veículos flex, o que reduz em até 40% a emissão de poluentes, e outro sistema que permite aos motores movidos a diesel trabalharem com a mistura diesel e gás (GNV).

fonte:www.g1.com.br

Nenhum comentário: