terça-feira, 28 de outubro de 2008

Empresas perdem R$1 tri com desvalorização

O Momento é de Cautela para Investimentos na Bolsa
Por: Alexandra Ferreira

As empresas brasileiras com ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) perderam mais de 1 trilhão de reais em valor de mercado do início de 2008 até a última sexta-feira, 24 de setembro. O levantamento é da consultoria Economatica e tem como base o valor dos papéis de 330 companhias de capital aberto.
No início do ano as ações das empresas analisadas valiam 2,099 trilhões de reais, já na semana passada elas somavam 1,055 trilhões de reais - um decréscimo de 49,7%. Segundo a consultoria, o setor de construção foi o mais afetado com uma queda de 72,3% do valor de mercado. Trinta empresas compõem esse grupo mais prejudicado.
Parte dessas incorporadoras abriu seu capital no ano passado, pouco antes do agravamento da crise financeira iniciada nos Estados Unidos. Sem uma base de comparação para os analistas, elas foram diretamente afetadas pela crise.
O segundo setor mais atingido foi o de papel e celulose, que perdeu 67,7% do seu valor de mercado. E, com perda um pouco menor, o setor de eletroeletrônicos perdeu 61,8% de seu valor.
A Economatica também listou as empresas com maior perda do valor nominal. No topo estão as companhias do setor de petróleo e gás, cujo valor encolheu 231,9 bilhões de reais desde o início do ano. Em seguida ficou o setor de finanças e seguros com queda de 223 bilhões de reais.

fonte: www.veja.com.br

Nenhum comentário: